segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Temer é vaiado até em ensaio da Olimpíada

Por Altamiro Borges

Saiu na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo deste domingo (31): “Num dos ensaios da semana passada para o espetáculo de abertura da Olimpíada, no Maracanã, Michel Temer foi ruidosamente vaiado por vários grupos de participantes. Os apupos aconteceram justamente na hora que o locutor informa ao público a presença de Temer no estádio”. A “ruidosa vaia” até mereceria uma cobertura jornalística mais caprichada. Mas ficou apenas nesta notinha para não atiçar os senadores que estão prestes a votar o impeachment de Dilma. A famiglia Marinho, dona do jornal, de tevês e de inúmeros veículos de comunicação, tem feito de tudo para abafar os protestos contra o Judas Michel Temer. Ela foi protagonista do “golpe dos corruptos” e mantém a coerência ao apoiar o covil golpista.

Este esforço editorial, porém, pode ser rompido no mês de agosto – da mesma forma que o povo nas ruas, na jornada das Diretas-Já, forçou o império global a recuar na sua cobertura manipulada em defesa da ditadura militar. Já estão previstos vários protestos pelo “Fora Temer” durante as Olimpíadas. O próprio usurpador do Palácio do Planalto já admitiu que será alvo da indignação popular. Tanto que reduziu sua participação na abertura dos jogos a menos de 10 segundos de discurso. Ele e sua família ficarão bem escondidos na tribuna de honra do Maracanã. Há consenso de que o espaço e o tempo – Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto – reforçarão as mobilizações contra o “golpe dos corruptos” e pela volta da presidenta eleita pela maioria dos brasileiros.

Um ensaio geral destes protestos já ocorreu neste domingo. Em mais de 20 cidades, a Frente Povo Sem Medo – que reúne 35 movimentos sociais – realizou atos pelo “Fora Temer” e pela convocação de um plebiscito sobre novas eleições presidenciais. Em São Paulo, por exemplo, a marcha reuniu cerca de 60 mil pessoas no Largo da Batata, na zona oeste da capital. “Não jogamos a toalha. Acreditamos que podemos derrotar o impeachment no Senado... Se Eduardo Cunha for cassado e preso, Michel Temer não fica um dia no poder”, discursou o senador petista Lindbergh Farias. A partir desta sexta-feira (5), abertura das Olimpíadas, os protestos se concentrarão no Rio de Janeiro e terão forte repercussão internacional, a partir das centenas de jornalistas que cobrirão os jogos.

A batalha do impeachment será decidida nos próximos dias. O jogo está sendo jogado, apesar do clima de desânimo que a mídia golpista tenta difundir – escondendo as “ruidosas vaias” ao Judas Michel Temer. Como afirmou Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, o ponto alto desta mobilização se dará nas Olimpíadas. “Vamos entrar em um novo ciclo de luta. Vamos ao Rio de Janeiro para colocar água no chope deles e para denunciar ao mundo o que está acontecendo no Brasil”. Ele ainda mandou um recado para o truculento ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. "Ele está dizendo que quem se manifestar durante a Olimpíada será tratado como terrorista. Terrorista é você. Ele não vai nos intimidar”.

*****

Leia também:




0 comentários: