quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Jandira na Globo: símbolo da resistência

Por Jeferson Miola

Jandira Feghali, candidata do PCdoB e PT à prefeitura do Rio de Janeiro, encheu de orgulho as pessoas de bem, que prezam a democracia e respeitam a Constituição.

Participando do debate eleitoral promovido pela TV Globo no dia 29 de setembro, na largada Jandira disparou: “Boa noite, nós estamos aqui na TV Globo e eu não poderia deixar de registrar que essa emissora apoiou o golpe contra a democracia e contra uma mulher eleita, que foi cassada sem qualquer crime”.

A Globo é um grupo familiar de conhecida genética golpista. Em meio século, desempenhou papel ativo em dois golpes de Estado [1964 e 2016] e conspirou contra a redemocratização. A Globo é perniciosa para a democracia; é um empecilho à pluralidade da informação e à liberdade de expressão.

Nos momentos decisivos para o avanço democrático, a Globo fez o jogo da oligarquia reacionária: apoiou a prorrogação do mandato do ditador João Figueiredo para 6 anos [1979]; fraudou uma apuração paralela da eleição de 1982 para impedir a vitória do Brizola ao governo do Rio; atuou contra as Diretas Já e a favor da escolha presidencial no Congresso e não através do voto popular [1985]; produziu a edição criminosa do último debate entre Lula e Collor, que contribuiu para a derrota petista na eleição presidencial de 1989; e em 1992 foi contra o impeachment legítimo do ex-presidente Collor de Mello.

No período dos governos Sarney e FHC, a Globo foi generosamente beneficiada com concessões ilegais e formidáveis socorros financeiros – favores que a família Marinho retribuiu sendo cúmplice com a destruição da economia nacional, a supressão de direitos e a entrega da soberania do país.

Nos governos Lula e Dilma, a Globo continuou sendo grande beneficiária de verbas de publicidade e da complacência em relação ao monopólio ilegal que preserva, mas apesar disso promoveu a desestabilização permanente do governo e a destruição da imagem do PT, do Lula, da Dilma e das lideranças petistas e de esquerda.

A denúncia da Jandira – feita frontalmente, ao vivo e diretamente das instalações da emissora golpista –, é um gesto de apreciável coragem política.

Um gesto que homenageia os lutadores que no passado perderam a vida lutando contra a ditadura e o arbítrio apoiado pela Globo.

Um gesto que homenageia o povo que resiste ao regime de exceção erguido em 2016 com a colaboração essencial da família Marinho.

A voz da Jandira certamente será calada nos veículos da Rede Globo, mas sua denúncia já escreveu a história.

0 comentários: