sábado, 8 de setembro de 2018

Livro reúne testemunhos sobre Lula

Enviado por Camilo Vannuchi

"Não adianta tentar parar os meus sonhos. Porque, quando eu parar de sonhar, sonharei pelas cabeças de vocês" - Luiz Inácio Lula da Silva

Manuela d'Ávila, Celso Amorim, Márcia Tiburi, Gleisi Hoffmann, Gilberto Carvalho, Maria Rita Kehl, Rosane Borges, Juca Kfouri e Tata Amaral estão entre as autoras e os autores do livro Luiz Inácio LUTA da Silva: nós vimos uma prisão impossível (Ed. Contracorrente, 144 páginas, R$ 30).

Organizado pela socióloga Esther Solano, o psicanalista Aldo Zaiden e o jornalista Camilo Vannuchi, a obra reúne 21 textos escritos no calor dos acontecimentos por quem esteve no Sindicato dos Metalúrgicos para ver de perto a consumação da ordem de prisão ou visitou Lula nas semanas que se seguiram, já na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. "O que vimos naqueles dias foi uma prisão impossível", diz Esther Solano na apresentação do livro. "Impossível porque absurda, porque jamais aconteceria numa situação normal, dentro da legalidade e de acordo com os princípios do Estado de Direito. Impossível, também, porque, para boa parte das pessoas ali presentes, não se pode prender o que Lula representa".

Concebido com a intenção de registrar o momento histórico por meio do olhar de quem o testemunhou de dentro, o livro surge como um documento valioso para o estudo desse período, narrado de maneira franca e quase sempre emocionada por jornalistas, políticos, pesquisadores, militantes, psicanalistas, ex-ministros, filósofos, uma cineasta, um pastor, uma professora. Seus capítulos dão vazão às angústias e sensações que envolveram a ocupação do sindicato, o último discurso de Lula antes de ser preso, em 7 de abril, e a tentativa de parte de seus apoiadores de resistir, heróica e desesperadamente, impedindo a saída do ex-presidente. O livro inclui ainda um caderno com fotos feitas pelo coletivo Jornalistas Livres.

Luiz Inácio LUTA da Silva: nós vimos uma prisão impossível será lançado em São Paulo na próxima terça-feira (11/9), às 19h, na livraria e espaço cultural Tapera Taperá. Exemplares podem ser adquiridos nas livrarias e também no site da editora: http://editoracontracorrente.com.br/.

Lançamento:

Dia 11 de setembro, das 19h às 22h

Livraria Tapera Taperá

Galeria Metrópole – Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar – Centro – São Paulo

Tel. 3151-3797

info@taperatapera.com.br

Confirme presença: https://www.facebook.com/events/1071570999664216/

0 comentários: