segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Polícia nunca matou tanto no Rio de Janeiro

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

A nota publicada no site do Instituto de Segurança Pública (ISP) do governo do Rio, sobre a queda de 18% na taxa de homicídio doloso no estado, em janeiro deste ano, é um tanto ridícula, porque a comparação é feita com o mesmo mês de 2018.

Um índice desse tipo tem de ser feito, por razões óbvias, com o mês anterior, e aí notamos um forte aumento de 26% no número de mortes violentas no estado.

Em janeiro de 2019, 563 pessoas foram assassinadas no estado do Rio. Definitivamente, isso não é motivo de comemoração. É uma taxa de países em guerra.

Lembrando que homicídio doloso é quando alguém mata outra pessoa intencionalmente. É o contrário de homicídio culposo, quando a morte é acidental (atropelamentos, por exemplo).

Confira ainda o Relatório de Letalidade Violenta no Estado do Rio de 2018.

Neste relatório, os números que mais chamam a atenção, pelo aumento, é a taxa de mortes violentas causadas por intervenção de “agentes do estado”, ou seja, o número de pessoas mortas por policiais, em especial na Baixada Fluminense, região mais pobre (e desigual) e violenta do estado. Em 2018, policiais mataram 545 pessoas na Baixada, recorde histórico absoluto. Em todo o estado, policiais mataram 1.532 pessoas em 2018, igualmente recorde histórico.

E o ano começou ainda mais violento. Em janeiro de 2019, policiais mataram 160 pessoas, aumento de 82% sobre o mês anterior.





***

No site do ISP

Homicídio doloso registra queda de 18% no estado em janeiro

Karina Nascimento
22/02/2019 10:14h

No primeiro mês deste ano, o indicador homicídio doloso apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos. O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também foi destaque: em comparação com janeiro de 2018, a queda no número de vítimas foi de 14%. Já nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a janeiro do ano passado foi de três vítimas.

Os crimes contra o patrimônio como roubo de veículos e roubo de cargas também diminuíram em janeiro. Nos roubos de veículos, a queda foi de 28% no estado em relação ao mesmo mês do ano passado, esse foi o melhor mês de janeiro para o indicador desde 2016. Em relação a dezembro de 2018, a queda foi de 1%. Os roubos de carga

Comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 por AISP

No mês de janeiro de 2018, duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Zona Norte da Capital apresentaram quedas expressivas em diversos indicadores: AISP 03 (Méier e adjacências) registrou a maior diminuição em roubo de rua (roubo em coletivo, roubo a transeunte e roubo de aparelho celular) e em roubo de veículo; e a AISP 22 (Bonsucesso e adjacências) teve a maior redução em morte por intervenção de agente do Estado. Na Baixada Fluminense, a AISP 21 (São João de Meriti) apresentou a segunda maior queda em homicídio doloso e a terceira maior em roubo de veículo; e a AISP 39 (Belford Roxo) apresentou a maior redução em homicídio doloso e em roubo de carga.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.




0 comentários: