sábado, 20 de abril de 2019

O troca-troca de generais na pasta do Esporte

Por Altamiro Borges

Há algo de muito misterioso, típico das casernas militares, ocorrendo na chamada Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania. Para a frustração ainda não confessada de muitos "atletas de elite" que fizeram campanha para Jair Bolsonaro, o governo atual tem adotado inúmeras medidas de enfraquecimento da área. O "capetão" extinguiu o Ministério do Esporte, cortou vários programas de apoio aos esportistas e reduziu drasticamente a verba do setor. Para complicar ainda mais a situação, ele transformou a pasta em um quartel, controlado por generais que batem cabeça e não têm qualquer transparência em suas iniciativas. Nesta semana, mais uma alteração sinistra ocorreu na secretaria.

Segundo matéria da Folha, publicada na quinta-feira (18), em um gesto tresloucado e surpreendente, o "capetão" demitiu um milico e pôs outro para chefiar a pasta. "Horas após o general Marco Aurélio Vieira ter sido exonerado do cargo de secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania, o governo federal já tem um novo nome para a função. A assessoria de imprensa da pasta confirmou que Décio dos Santos Brasil, também general da reserva, aceitou o convite. O nome dele deve ser publicado no Diário Oficial da União". O "capetão", porém, não explicou o motivo do troca-troca.

A Folha faz algumas especulações. A principal é que o general defenestrado entrou em atrito com o chefete do Ministério da Cidadania, o controvertido Osmar Terra (MDB-RS). "A demissão de Vieira é resultado de um desgaste com o ministro. O general não teve no período na secretaria liberdade de montar sua equipe. Um caso emblemático foi a escolha, por parte de Terra, do ex-jogador de futebol Washington Cerqueira para a secretaria nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, área com o maior orçamento dentro da secretaria especial". O milico não gostou e partiu para a revanche.  

"Auxiliares próximos a Terra afirmam, de forma reservada, que houve perda de confiança na relação. Vieira teria tentado desgastar o ministro junto a atletas". Na disputa interna, a pasta ficou totalmente paralisada, sem a nomeação de outros cargos importantes. A Folha também destila veneno ao lembrar que "no período em que esteve no cargo, Vieira manteve boas relações com o Comitê Olímpico do Brasil. Recentemente, ele atuou a favor da entidade para ajudar a desbloquear recursos das loterias". A grana estava suspensa pela Caixa Econômica Federal. "O COB é cobrado pela Receita Federal por uma dívida de quase R$ 200 milhões de uma extinta confederação de vela". 

0 comentários: