domingo, 3 de novembro de 2019

Clã Bolsonaro testa limites da democracia

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Infelizmente, diante da apatia nossa, generalizada, parece que Bolsonaro está fazendo como aquelas crianças que ficam testando o limite dos pais, até onde podem ir… e pelo jeito somos pais irresponsáveis; amedrontados, permanecemos calados, observando impotentes… covardes…”

O desabafo acima é de um cidadão brasileiro admirável, o premiado escritor Luiz Ruffato, publicado no grupo da nossa Academia de Litros, uma confraria literário-etílica que se reúne uma vez por mês para comer empanadas, beber e jogar conversa fora.

Mas tem hora que o papo fica sério, como aconteceu na sexta-feira, dia seguinte à ameaça que Bolsonaro fez aos anunciantes da Folha, um atentado grotesco contra a liberdade de imprensa.

Outro confrade tinha escrito:

“Ameaça a anunciantes da Folha é inaceitável. Isso é gravíssimo! País sob risco institucional. Magistrados help!!! Tudo é muito grave. Ainda mais considerando a covardia desmedida da nossa elite empresarial”.

Essa covardia não é de agora. Basta o governo bater o pé para a chamada elite empresarial colocar o rabinho entre as pernas e lamber as botas do poder.

Vi isso quando o bravo Mino Carta teve a ousadia de lançar um jornal independente em 1979, ainda em plena ditadura militar.

Mino confiava que os chamados “empresários progressistas” da época, seus amigos, bancariam o “Jornal da República”, pelo menos no começo.

Para vocês terem uma ideia, Mino conseguiu juntar na mesma redação Cláudio Abramo e Clóvis Rossi, os dois célebres jornalistas paulistanos que haviam revolucionado a Folha e o Estadão, entre outros profissionais do primeiro time.

Era a mais qualificada redação de jornal do país em todas as áreas, mas foi o sonho de uma noite de verão.

Isso aconteceu em 1979. Tenho orgulho de haver participado desta aventura, que durou apenas seis meses, e nos mostrou os limites de uma imprensa realmente independente.

Nunca mais alguém teve coragem de lançar um novo jornal com aquela qualidade do “República” do Mino, que foi tema de um sem número de teses nas faculdades de jornalismo e até hoje é lembrado na academia.

Foi um dos melhores jornais já publicados no país, mas não tinha anúncios. Sumiu das bancas e fechou as portas, sem choro nem vela.

Depois isso, a partir de 1984, com Abramo e Rossi na redação, a Folha se tornaria o maior jornal do país, liderança que mantém até hoje.

Bolsonaro começou a ameaçar a Folha antes mesmo de tomar posse, com ataques cada vez mais violentos, até o ponto de ordenar aos órgãos do governo que cancelassem as assinaturas do jornal.

“Não vamos mais gastar dinheiro com esse tipo de jornal. E quem anuncia na Folha de S. Paulo presta atenção”, disparou numa live na quinta-feira.

Na semana em que seu filho Eduardo ameaçou com a volta do AI-5, depois que a família foi envolvida pelo Jornal Nacional nas investigações sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a liberdade de imprensa foi ameaçada como nunca antes desde o fim da ditadura militar.

Bolsonaros querem asfixiar a Folha economicamente, como fizeram com o “Jornal da República”, mas foi mais um tiro no pé.

Conseguiram apenas unir o país democrático contra eles e acabaram fazendo propaganda de graça para o jornal.

“Leitores reagem a Bolsonaro e pregam assinar a Folha como ato de resistência”, informa a Folha neste sábado.

Mauro Paulino, diretor do Datafolha, contabilizou um aumento de cinco vezes nas novas assinaturas do jornal em comparação com os dias anteriores.

E Eduardo Bolsonaro corre o risco de ter o mandato cassado, se o Congresso não se acovardar.

A troca de mensagens entre a turma da Academia de Litros resume um sentimento terrível de impotência diante desta nova ditadura fake do capitão-presidente e seus generais de pijama, que a cada dia mais golpeiam a democracia e o Estado de Direito.

É perfeita a imagem de Rufatto ao comparar os Bolsonaros com as crianças que desafiam os pais até o limite para conseguir o que querem.

No caso, uma nova ditadura, sem máscaras. Não veem a hora de colocar as tropas nas ruas.

Por mais ferozes que sejam o pai e seus três filhos desatinados, eles só mostram que estão acuados, tentando a todo custo abafar as investigações sobre o que fizeram no verão passado, antes e depois de chegarem ao poder.

Não é possível que um país de 208 milhões de habitantes, ainda uma das maiores economias do mundo, apesar de campeã de desigualdade social, se submeta tão docilmente aos desígnios desta família tosca e iletrada, que saiu do condomínio de milicianos da Barra da Tijuca para o Palácio do Planalto.

Li em algum lugar que estão organizando manifestações para terça-feira, dia 5, contra os desmandos dos Bolsonaros e sua trupe alucinada.

Não custa nada alimentar a esperança de que, desta vez, as pessoas levantem a bunda da cadeira e saiam das redes sociais para mostrar que esse povo pode ser manso, mas não é covarde.

Se eles estão testando os nossos limites, é hora de dar um basta a esse desgoverno demente, que ameaça o futuro da nossa democracia.

Não adianta nada apenas lançar notas de protesto e repúdio contra as barbaridades bolsonarianas.

Eles não têm o hábito de ler nada.

E vida que segue.

0 comentários: