sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Flávio Rachadinha é destaque na mídia mundial

Por Altamiro Borges


O senador Flávio Bolsonaro, o filhote 01 do presidente-capitão, finalmente virou destaque na imprensa estrangeira. Denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Flávio Rachadinha – como é apelidado carinhosamente – chegou às páginas dos principais jornais da Europa e EUA.

O britânico Financial Times, por exemplo, afirmou que as denúncias contra o pimpolho mais velho “ameaça enredar o líder do país”. Já o estadunidense New York Times registrou que o caso abala uma das principais promessas de campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018, a de “erradicar” a corrupção.

Segundo levantamento do site do PT, “outros jornais influentes nos Estados Unidos – Washington Post, Wall Street Journal –, além de outros diários respeitáveis na Europa – The Guardian e L’Express –, destacaram em suas páginas que o Ministério Público formalizou denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), apontando-o como chefe de uma organização criminosa”.

Agências de notícias espalham a denúncia

Já a agência Associated Press, que despacha para 12,5 mil veículos no mundo inteiro, destacou: “Senador filho do presidente brasileiro é acusado de crimes”. O texto cita que os promotores também acusaram o ex-faz-tudo do clã Bolsonaro. “Queiroz é amigo de longa data do presidente... A polícia encontrou Queiroz escondido na casa de um advogado do presidente e do senador Bolsonaro”.

A agência France Presse disparou para vários veículos o texto intitulado: “Brasil: Pedido de indiciamento do filho mais velho de Bolsonaro por corrupção”. O artigo foi destaque nos jornais franceses Le Point, L’Express e La Provence.

A agência alemã Deutsche Welle também repercutiu as “alegações de corrupção” de Flávio Bolsonaro: “Suspeita pesa muito: o senador brasileiro teria desviado dinheiro público com a ajuda de falsos funcionários. Não é a primeira investigação contra o político”. E a agência Reuters também repercutiu o escândalo na manchete.

A imagem enlameada do Brasil no mundo 

O destaque alcançado por Flávio “Rachadinha” na imprensa estrangeira também foi registrado pela Folha de S.Paulo. “A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) repercute na mídia internacional nesta quarta-feira, 4”.

“Os veículos internacionais destacam os reflexos da denúncia para a imagem do presidente da República. O Financial Times, por exemplo, classifica o incidente como um "constrangimento" para o presidente. O jornal relembra que há poucas semanas, o mandatário afirmou ter dado fim à corrupção no Brasil ao falar sobre o fim da Lava Jato”.

A Folha cita ainda o britânico The Guardian, que comparou o presidente brasileiro a Donald Trump, dos EUA. A matéria afirma que “Bolsonaro se apresentou na campanha eleitoral como um ‘forasteiro da política e cruzadista anticorrupção que tiraria o Brasil da lama’. Essa reputação tem se desfeito por causa de suspeitas em relação a Flávio, assim como denúncias contra os outros filhos, Carlos e Eduardo Bolsonaro, ‘envolvendo irregularidades financeiras e disseminação de informações falsas’, segundo o veículo”.

0 comentários: