sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Vira-latas de Trump estão preocupados

Por Altamiro Borges

A provável derrota de Donald Trump na caótica eleição dos EUA deixará Jair Bolsonaro, seu vira-lata sarnento no Brasil, meio sem dono. Mas as primeiras vítimas da justa surra do facínora serão o olavete Ernesto Araújo, sinistro das Relações Exteriores, e o ricaço Ricardo Salles, sinistro da devastação ambiental.

"A pressão interna contra Salles e Araújo aumenta com vitória de Biden", destaca a revista Veja, que aposta no pragmatismo nas relações comerciais. Segundo a publicação, o general-vice Hamilton Mourão e a ruralista Tereza Cristina, ministra da Agricultura, já estariam em campo contra os dois sinistros da tal "ala ideológica”.

"A vitória do democrata Joe Biden nos EUA reforça campanha da dupla pela retirada de dois nomes fortes da área radical do governo: Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Ernesto Araújo, do Itamaraty. A avaliação de membros do Executivo é de que Araújo e Salles 'balançam'', especula a revista.

No mesmo rumo, o jornal Valor Econômico – dedicado à cloaca burguesa sempre mais pragmática nos seus negócios –, garante que a “ala ideológica tenta proteger Araújo e Salles na Esplanada dos Ministérios”. E acrescenta: “Alinhamento com Trump e enfrentamento no Meio Ambiente podem derrubar os ministros”.

O clima de desânimo entre os capachos de Trump parece bem real. O terraplanista do Itamaraty é o mais apavorado. Tanto que a revista Época relata que "Bolsonaro tem dito a interlocutores que o trumpista Ernesto Araújo tem 'chance zero' de ser demitido sob a presidência de Biden". Será? Onde há fumaça há fogo!

0 comentários: