sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Skaf e o amor da cloaca burguesa a Bolsonaro

Por Altamiro Borges


O Brasil afunda, com milhares de mortes por Covid-19 e milhões de desempregados, mas a cloaca burguesa segue com Jair Bolsonaro. O "capetão" é funcional para o "deus-mercado". O jornal Valor informa que "pesos-pesados da indústria, bancos e varejo" se reuniram com o fascista na mansão de Paulo Skaf nesta semana.

Segundo a reportagem, "o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ofereceu um jantar em sua casa, na noite de terça-feira (15), para o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro reuniu mais de 30 pessoas".

Entre os "pesos-pesados" da cloaca burguesa presentes à comilança estavam Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Sérgio Rial (Santander), Rubens Ometto Silveira (Cosan) e Flávio Rocha (Riachuelo). De acordo com o jornal dedicado aos empresários, o "clima foi de confraternização". A bajulação correu solta no convescote burguês.

Uma comilança de confraternização

"Não houve pauta específica para o encontro. Foi 'um jantar de confraternização entre amigos', sem agenda, definiram duas pessoas presentes na reunião, que preferiram não se identificar. Nenhum assunto espinhoso foi colocado à mesa para não contrariar os convidados", informa o Valor.

Ainda segundo o jornal, o jantar durou cerca de três horas e evitou temas polêmicos. "O clima ali era de festa e não de um Brasil que passa por crise. O discurso do presidente foi de otimismo e de que a economia crescerá em 2021. A vacina contra a Covid-19 não fez parte do discurso".

A comilança serviu para os "pesos-pesados" exporem sua pauta ao seu "laranja" Jair Bolsonaro. O chefão do Bradesco, por exemplo, pediu urgência nas reformas liberalizantes – como a administrativa. "O empresariado manifestou preocupação com a morosidade da aprovação das reformas".

O oportunismo do presidente da Fiesp

"A crise ambiental também foi tema do jantar, mas ninguém ali queria saber de polêmica em relação à Amazônia. Um dos empresários presentes ressaltou a necessidade de o governo melhorar a comunicação e divulgar as pautas positivas", descreve o diário.

O oportunista Paulo Skaf – que nem é mais dono de indústria, mas segue mandando na Fiesp – adora posar de líder da cloaca burguesa. "Skaf tem demonstrado apoio ao presidente Jair Bolsonaro e tem uma agenda política própria. Ele é cotado para disputar pela quarta vez ao governo do Estado de São Paulo".

0 comentários: