sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Trabalho infantil e o racismo no Brasil

Por Altamiro Borges


E ainda tem gente que acha que não há racismo no Brasil  e esse negacionismo não parte apenas do "capetão" Bolsonaro e do general Mourão. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra que quase 70% das vítimas de trabalho infantil no país são pretas ou pardas.

Em 2018, segundo o IBGE, 64,8% das vítimas de trabalho infantil eram pretas ou pardas. Em 2019, esse índice alarmante cresceu ainda mais, atingindo 66,1%. Esses percentuais são superiores ao total de pretos e pardos com idade entre 5 e 17 anos na população brasileira (60,8%).

De acordo com o estudo, houve redução de 16,8% do trabalho infantil no Brasil entre 2017 e 2019. Apesar da melhora, 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos ainda trabalhavam no ano passado. Esse número corresponde a 4,6% da população nessa faixa etária.

O IBGE considera trabalho infantil toda atividade econômica ou de autoconsumo perigosa ou prejudicial à saúde e ao desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfira na sua escolarização O trabalho infantil resulta em menores taxas de frequência na escola e altas taxas de reprovação.

Rendimento médio de R$ 503

Ainda de acordo com a pesquisa, o rendimento médio das crianças e adolescentes que trabalham é de R$ 503. O Brasil tem hoje 377 mil crianças de 5 aos 13 anos sendo exploradas. Na faixa dos 14 aos 15 anos, são 442 mil. Os adolescentes dos 16 aos 17 nessas condições somam 950 mil.

A pesquisa também revela que mais da metade (51,6%) das crianças e adolescentes que trabalham estão nos setores de agricultura (24,2%) ou comércio (27,4%). Outros 41,2% estavam empregados em outras atividades (41,2%), enquanto o restante (7,1%) se encaixava nos serviços domésticos.

Outro dado alarmante do estudo aponta que, em 2019, havia 706 mil crianças e adolescentes exploradas nas piores formas de trabalho infantil. Elas fazem parte da lista TIP (Trabalho Infantil Perigoso), como operação de tratores, máquinas agrícolas e esmeris, ou no processo produtivo do fumo, algodão, sisal, cana e abacaxi.

Essa crueldade, porém, não toca nos corações da cloaca burguesa e dos seus "laranjas". Como lembra a Folha, em julho do ano passado, em uma de suas lives escrotas, Jair Bolsonaro “defendeu o trabalho infantil usando como principal argumento sua experiência pessoal”. O fascistoide é realmente muito escroto!

0 comentários: