domingo, 24 de janeiro de 2021

As cinco tarefas estão sendo cumpridas

Por João Guilherme Vargas Netto


Quero fazer um balanço dos cinco pontos de concentração de tarefas determinadas unitariamente pelas direções das centrais sindicais em sua reunião do dia 5 de janeiro e que estão sendo cumpridas em toda a rede sindical.

Começo pela solidariedade social com o belo exemplo da iniciativa para ajudar na chegada urgente de oxigênio a Manaus. Depois da reunião do dirigente Sergio Nobre com Delcy Rodriguez, a vice-presidente da Venezuela, da reunião dos dirigentes com outras autoridades diplomáticas e industriais, o país irmão já nos mandou uma carga de cilindros e pretende fazer mais e nós estamos articulando a ajuda a eles com peças de reposição que estão em falta no país devido ao criminoso embargo norte-americano.

A defesa do emprego foi a grande motivação contra os efeitos do intempestivo anúncio do fechamento das fábricas da Ford. Conseguimos criar um ambiente de solidariedade aos metalúrgicos ameaçados e a toda cadeia de fabricação de peças e venda de veículos concretizando a luta para conter os danos do desatino empresarial e do desleixo do ministério da Fazenda. Solidarizamo-nos também com os bancários ameaçados por um PDV de milhares no BB.

Continuamos na luta pela vida, contra a Covid-19 e pela vacinação, exigindo das autoridades um compromisso imediato de boas práticas que garanta, no mais breve período, a vacinação em massa de nossa população, mesmo reconhecendo as dificuldades continuadas para o êxito do Programa Nacional de Imunização e a necessidade do fortalecimento do SUS. O movimento sindical se compromete a participar de um comando nacional informal para garantir vacinação e campanha de esclarecimento. Cada sindicato colocou suas instalações a serviço da campanha de vacinação e os meios de comunicação sindicais têm sido constantes no apoio a ela e na difusão das medidas sanitárias ainda exigidas pelo agravamento da pandemia.

Sobre o auxílio emergencial procuramos sensibilizar os candidatos às mesas da Câmara e do Senado sobre a necessidade de sua continuação e apoiamos os partidos de oposição na exigência de convocação imediata do Congresso Nacional, enfrentando (mesmo sem o apoio da mídia grande), a resistência dos empresários e do ministério da Fazenda. Também apelamos aos prefeitos e aos governadores para a efetivação de programas emergenciais de auxílio aos trabalhadores e de apoio às micro e pequenas empresas, com créditos e alívios tributários.

Os quatro eixos enunciados acima realizam por sua vez a quinta e última orientação que é a do fortalecimento dos sindicatos e da defesa das condições para sua existência, demonstrando a relevância do movimento sindical por meio das ações engajadas pela vida, pelo auxílio emergencial, pelo emprego e pela solidariedade social.

0 comentários: