sexta-feira, 19 de março de 2021

A proteção de dados na luta feminista

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Tema cada vez mais recorrente no debate público, a questão da proteção de dados será tema de debate nesta segunda-feira (22), às 19h. O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé convidou especialistas - todas mulheres - para explicarem a importância da privacidade e da proteção de dados para a luta feminista e para a liberdade de expressão. Confira:

- Bianca Kremer, professora e pesquisadora em Direito e Tecnologia. Doutora em direito pela PUC-Rio. Foi visiting fellow na Universidade de Leiden. Professora de graduação e pós- graduação do Instituto Infnet;

- Raquel Saraiva, presidenta e fundadora do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife - IP.rec, é graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e mestra e doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. No IP.rec, atua principalmente nas áreas de Algoritmos e Inteligência Artificial e Privacidade e Vigilância, além das discussões sobre gênero e tecnologia;

- Mariana Valente, diretora do InternetLab e professora no Insper. É advogada, doutora em direito pela USP, e atua em pesquisa orientada a políticas públicas no campo de direito e tecnologia, especialmente com foco em igualdade de gênero, acesso à informação e ao conhecimento, liberdade de expressão e privacidade.

O bate-papo terá mediação de Renata Mielli, diretora do Barão de Itararé, e dá continuidade a um ciclo de lives realizadas pela entidade, com protagonistas exclusivamente femininas, no mês do Dia Internacional de Luta das Mulheres. Já foram discutidos temas como o papel da mídia na Lava Jato; o protagonismo das mulheres na política; e a presença feminina no ativismo digital e na mídia alternativa.

A atividade vai ao ar no canal do Barão no YouTube e na página da entidade no Facebook, além de contar com retransmissão de páginas parceiras. Anota na agenda, inscreva-se no #CanalDoBarao e participe.

0 comentários: