sexta-feira, 30 de abril de 2021

Estados "bolsonaristas" lideram em mortes

Do jornal Brasil de Fato:


Um levantamento feito pelo portal Congresso em Foco mostrou que a lista dos estados brasileiros com mais óbitos por Covid é liderada por unidades federativas onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições de 2018.

O ranking é puxado pelos estados de Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, que registraram, respectivamente, 292.8, 245.8 e 231.9 mortes por 100 mil habitantes até o último dia 6, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde (MS).

Os três tiveram, seguindo a mesma ordem, percentuais de 41,14%, 58,94% e 55,81% de votos para Bolsonaro na primeira fase da disputa daquele ano, considerando os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atualmente, eles são governados respectivamente por políticos das siglas PSC, PSL e DEM.

Na sequência, vêm outros nove estados que seguem a mesma tendência estatística: Roraima, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Ainda considerando essas 12 unidades, somente o Espírito Santo elegeu um candidato que se opunha a Bolsonaro naquele contexto, Renato Casagrande (PSB).

Observando o panorama atual, a pesquisa destaca que três dos 13 pertencem à oposição: além do líder paraibano, os tucanos Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP).

Nenhum dos 12 estados que puxam a lista está situado no Nordeste, região onde oito das nove unidades federativas deram o primeiro lugar a Fernando Hadadd (PT) no primeiro turno. Somente no Ceará o candidato mais votado foi Ciro Gomes (PDT).

Final do ranking

Os três estados que se encontram ao final do ranking de mortes são, de trás pra frente, Maranhão, Bahia e Alagoas. Eles acumulam 110.5, 107 e 89.3 óbitos para cada 100 mil habitantes até o dia 6 deste mês e registraram o seguinte percentual de votos para Bolsonaro em 2018: 22,68%, 20,94% e 31,2%, considerando a mesma ordem citada.

Atualmente eles estão sob a batuta de governos das siglas PCdoB, PT e MDB. Todos três são do Nordeste.

0 comentários: