domingo, 9 de outubro de 2022

Conselheiro da OAB-MG prega fuzilar Lula

Charge: Renata Nolasco
Por Altamiro Borges


A ascensão do fascista ao poder no Brasil abriu a tampa do esgoto – ou os portões do inferno. A cada dia aparece um psicopata esbravejando ódio e propondo ações violentas. Na semana passada, o jornal O Globo vazou a mensagem de um conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais afirmando que o ex-presidente Lula devia ser assassinado.

Em um grupo de WhatsApp que reúne 160 conselheiros da OAB-MG, o criminoso Eliseu Marques postou: “Esse bandido [Lula] tinha que ser fuzilado a exemplo de outros que deveriam ter o mesmo fim”. A sua mensagem terrorista ocorreu após um outro conselheiro estadual ter reproduzido um vídeo de Lula com a patética afirmação: “Se eles voltarem, o Brasil será como Cuba”.

Após o vazamento, o presidente da seccional da OAB, Sérgio Leonardo, que administra o grupo de WhatsApp, até tentou evitar maiores desgastes. Ele pediu aos participantes que evitassem discussões políticas. “Não agrega. Temos um compromisso maior com a advocacia mineira”, postou. Mas seu apelo não conteve os ânimos. Já há advogados pedindo a cassação do conselheiro.

Em nota oficial, a entidade lamentou o ocorrido e garantiu que providências “serão tomadas para a apuração da conduta do conselheiro no âmbito ético disciplinar”. “A seccional mineira da OAB, mais uma vez nesta semana, foi surpreendida com um pronunciamento que requer firme posicionamento institucional... A OAB-MG destaca que o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende”. A conferir qual será a atitude da Ordem dos Advogados!

A preconceituosa de Uberlândia 

Como lembra o site UOL, também na semana passada um outro episódio já havia desgastado a imagem da seccional mineira. “A advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes foi exonerada da OAB de Uberlândia (MG) após vídeos publicados nas redes sociais a mostrarem fazendo afirmações xenofóbicas contra os nordestinos”.

A preconceituosa era vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada. No vídeo, ela está ao lado de duas mulheres e diz que não irá mais viajar ao Nordeste. “Nós geramos emprego, nós pagamos impostos e sabe o que a gente faz? A gente gasta nosso dinheiro no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos dar dinheiro para quem realmente precisa, quem realmente merece”.

Em uma postagem na página oficial da OAB de Uberlândia, o diretor presidente da entidade, José Eduardo Batista, afirmou que, além da exoneração, também foram abertos processos ético-disciplinares contra Flávia Moraes. Temendo as consequências, a elitista covarde postou um vídeo chorando e pedindo desculpas. Dá para acreditar nesses bolsonaristas raivosos?

0 comentários: