Por Emiliano José, na revista Teoria e Debate:
A mídia empresarial-monopolista brasileira foi surpreendida pelo jornalismo.
Parece ironia, jogo de palavras.
Mas não é.
O The Intercept, assim como um raio caído num dia de céu azul, deixou-a estupefata e sem rumo, num primeiro momento.
Curioso vê-la girando em torno de um site, mariposa diante da luz, quase cega.
Lembra a população de Galveias, em Portugal, no belo romance de José Luís Peixoto, sem saber como lidar com algo que caíra do céu, abrira uma cratera gigantesca de onde exalava um insuportável cheiro de enxofre.
Que diabo é isso? – pareciam perguntar editores tão acostumados à placidez dos dias.
A mídia empresarial-monopolista brasileira foi surpreendida pelo jornalismo.
Parece ironia, jogo de palavras.
Mas não é.
O The Intercept, assim como um raio caído num dia de céu azul, deixou-a estupefata e sem rumo, num primeiro momento.
Curioso vê-la girando em torno de um site, mariposa diante da luz, quase cega.
Lembra a população de Galveias, em Portugal, no belo romance de José Luís Peixoto, sem saber como lidar com algo que caíra do céu, abrira uma cratera gigantesca de onde exalava um insuportável cheiro de enxofre.
Que diabo é isso? – pareciam perguntar editores tão acostumados à placidez dos dias.