sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Joice, a hidrófoba da Veja, é demitida

Por Altamiro Borges

Depois da demissão sumária de Rodrigo Constantino, ex-pateta da Veja, agora foi a vez da hidrófoba Joice Hasselmann, apresentadora do canal de vídeo da revista do esgoto, ser descartada como bagaço. A sua demissão foi confirmada nesta quinta-feira (5) pelo sempre antenado blog Diário do Centro do Mundo. A limpeza na redação da marginal não deve gerar ilusões. Não significa que a famiglia Civita esteja revendo a sua linha editorial, abandonando o golpismo mais escancarado - como demonstra a capa criminosa da sua última edição, com Lula em trajes de presidiário.

A dispensa dos dois serviçais deriva de fatores diversos. Em primeiro lugar, da grave crise financeira que atinge a Editora Abril - que já demitiu centenas de profissionais, suspendeu vários títulos, deixou um dos prédios das redações e teve até que se livrar do busto de Victor Civita, o fundador do império midiático. Há quem afirme que a empresa está prestes a falir e que aposte que ela não vai durar mais três anos. Já no caso de Joice Hasselmann, a demissão foi por motivos ainda menos nobres. Em junho último, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná acatou a resolução do conselho de ética da entidade que comprovou que a jornalista, que adora bravatear sobre ética, plagiou várias matérias. 

A partir deste episódio deprimente, ela perdeu espaço na revista do esgoto e agora foi sumariamente demitida. "Joice foi denunciada por 65 plágios de veículos como Gazeta do Povo, Bem Paraná e G1 pelo Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), que comprovou a cópia dos conteúdos. O DCM levantou na época que Joice Hasselmann plagiou também a própria Veja. Era um material original da Agência Estado e com título alterado, mas copiado palavra por palavra. Até a denúncia, Joice fazia cerca de cinco vídeos semanais. Ela teve sua participação reduzida e ficou com apenas um programa, dando mais espaço para Augusto Nunes - autor do convite para ela trabalhar na Veja".

*****

Os plágios da jornalista "ética" da Veja

Por Altamiro Borges - 23 de junho de 2015

A âncora da TVeja, a hidrófoba Joice Hasselmann - que já foi batizada de "Sheherazade da Veja" -, está na berlinda. Ela adora fazer comentários ácidos contra a corrupção e em defesa da ética, sempre tendo como alvo o PT. Nesta semana, porém, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR) acatou a resolução do Conselho de Ética da entidade que comprovou vários plágios praticados pela apresentadora. Diante das graves denúncias, o sindicato decidiu vetar sua participação no quadro de associados.

Segundo o Sindijor, o conselho identificou o plágio em 65 reportagens, escritas por 42 profissionais diferentes, entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. Eles tiveram seu trabalho apropriado de forma ilícita quando a jornalista mantinha o "Blog da Joice". A apuração do crime foi deflagrada a partir da solicitação de 23 jornalistas, que se sentiram prejudicados pela atual vedete da direita da Veja.online. Para o sindicato, a falsa moralista "se apropriou do trabalho intelectual de colegas de profissão, utilizando isso para dar visibilidade à sua carreira, como se fosse a autora das reportagens".

Segundo relato do Portal Imprensa, "Joice Hasselmann foi advertida por contrafação, quando ocorre produção comercial de um artigo sem autorização do profissional e da entidade que possui a propriedade intelectual. O presidente do Conselho de Ética, Hamilton Cesário, disse que a jornalista teve o direito de se manifestar sobre as denúncias, mas não atendeu a nenhuma convocação. Os jornalistas prejudicados podem ainda encaminhar processos civis contra a profissional que, de acordo com o SindijorPR, além de ter infringido o Código de Ética, feriu a legislação de direito autoral".

A revelação do plágio deixou irritadíssima a serviçal da famiglia Civita. Ao invés de se explicar, ela partiu para o ataque. Nas redes sociais, ela esbravejou: "A escória do jornalismo só podia estar num sindicato ligado à CUT. Minha resposta aos vira-latas. Retournez a la Merde! Caros amigos: vamos pensar numa equação nefasta. Imagine o produto do ócio de gente frustrada aliado ao pseudo intelectualismo (ignorância, burrice, estupidez e, sobretudo, má-fé). Imaginou? Ruim né? Mas tudo pode piorar. Junte a mistura preguiça, inveja, uma boa dose de canalhice e, para finalizar, empacote tudo num sindicato sem vergonha ligado à CUT. Voilá! Temos ai o Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que consegue ser boi de piranha e, ao mesmo tempo, um ativista da imbecilidade".

Gente frustrada, ignorante, burra, estúpida, canalha... Será que Joice Hasselmann plagiou estes adjetivos de algum amiguinho amoroso da Veja?

*****

Leia também:







3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos ela pode abrir um quiosque para fazer fotocópias

Anônimo disse...

vai pro inferno

Hu3Games disse...

=3 só queima mais a esquerda . Intolerantes !