quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Datafolha insiste em preservar Serra

Por Altamiro Borges

O blogueiro Josias de Souza, da Folha, acaba de revelar os números da nova pesquisa Datafolha. “O líder Celso Russomanno caiu cinco pontos percentuais. Em sondagem divulgada no dia 20, tinha 35%. Agora, amealha 30%. José Serra (PSDB) oscilou um ponto para cima. Foi de 21% para 22%. Aparece à frente de Fernando Haddad (PT), que oscilou três pontos percentuais para o alto, de 15% para 18%... Significa dizer que Serra e Haddad continuam disputando o segundo lugar estatisticamente empatados”.

Como ele mesmo aponta, os dados do Datafolha diferem bastante dos números expostos na última pesquisa do Ibope – ele poderia acrescentar que também não batem com a sondagem do Vox Populi. Ambos os institutos apontaram que o candidato petista estaria à frente do tucano. No caso do Ibope, a pesquisa divulgada há dois dias registrou Haddad com 18% das intenções de voto, aparecendo pela primeira vez na campanha pela prefeitura da capital paulista em posição numericamente superior à de Serra, com 17%.

É certo que as diferenças entre as pesquisas são pequenas, dentro da chamada margem de erro. Mas é muito estranho que Ibope e Vox Populi apontem uma residual vantagem do candidato petista e que somente o Datafolha (também conhecido como DataSerra) registre a vantagem do eterno candidato do PSDB. Métodos distintos de amostragens, erros estatísticos ou manobra para proteger o tucano em extinção? A pesquisa Datafolha, porém, traz dois dados interessantes para reflexão nesta reta final da campanha.

O primeiro é que a diferença entre Haddad e Serra diminuiu. No Datafolha de quinta-feira passada, o tucano tinha aberto seis pontos de vantagem sobre o petista – 21 a 15%. Alguns “calunistas” apressados da mídia até soltaram rojão, afirmando que Serra já estaria garantido no segundo turno. Agora, a diferença diminuiu para quatro pontos percentuais, “dentro da margem de erro” – alerta Josias. Talvez na próxima semana o Datafolha até reduza uma pouco mais esta diferença para não cair no total descrédito!

O segundo dado curioso é a queda de cinco pontos de Celso Russomanno, o “azarão” que cresceu no vácuo da disputa entre Haddad e Serra e que agora passou a ser questionado como político “laranja” – sem propostas, sem currículo, sem nada. O midiático candidato do PRB parece que já percebeu que acabou a calmaria. Tanto é que ele fugiu do debate na TV Record e tem evitado o contato direto com os eleitores. A sua agenda agora só prevê carreatas para “evitar provocações” nas ruas.

0 comentários: