sábado, 30 de março de 2013

Viomundo não vai fechar

Por Igor Felippe

Há homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida
e estes são imprescindíveis"
Bertold Brecht


Caro amigo Azenha,

Tenho certeza que o blog Viomundo não vai fechar. Porque você e a Conceição Lemes são imprescindíveis.

E aqueles que são imprescindíveis lutam a vida inteira.

O vaticínio é de Bertold Brecht, o dramaturgo alemão comunista que saiu do seu país com a chegada de Hitler ao poder.

A sua vontade individual, Azenha, vale pouco agora. Para o bem e para o mal.

O Viomundo cresceu e se tornou o melhor blog do Brasil.

É o melhor porque informa, agita, educa e chama â reflexão seus leitores, tratando de temas da conjuntura política e de questões profundas da sociedade brasileira.

Com isso, conta com a contribuição de dezenas de pessoas e tem milhares de leitores.

O blog já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição.

Vocês são apenas síndicos desse condomínio, formado por aqueles que têm uma visão crítica da realidade, que não se satisfazem com a mediocridade da velha mídia e que querem transformar profundamente este país.

Os sujeitos cumprem um papel importante na história. E você, Azenha, é um desses sujeitos.

A emergência da internet criou um canal de comunicação para além das TVs, rádios e jornais concentrados nas mãos de uma oligarquia intolerante e truculenta.

As contradições criadas no seio da sociedade brasileira com a eleição de um torneiro mecânico aproximaram jornalistas exiladas nos grandes meios de comunicação das organizações políticas progressistas.

Vamos ser diretos: aproximou jornalistas críticos da luta de classes, para usar uma expressão fundamental para compreender a realidade contemporânea.

O Brasil passou pela escravidão e por duas ditaduras, que perseguiram, torturaram e mataram aqueles que defendiam a liberdade e a igualdade.

A burguesia brasileira é intolerante. Não tolera pensamento diferente, não tolera críticas e não tolera traição.

A saída da Globo, as críticas ao jornalismo do grupo e o sucesso do Viomundo representam uma traição para os poderosos.

No Brasil, perfilaram na trincheira da luta pela liberdade e igualdade inúmeros lutadores do povo, como Zumbi, Apolônio de Carvalho, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Francisco Julião, João Pedro Teixeira, Helenira Rezende, Florestan Fernandes, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro...

Todos enfrentaram os poderosos. Foram derrotados pela morte. Lutaram até o fim da vida.

Azenha, a condenação imposta por uma Justiça do Rio de Janeiro que se submete às vontades das Organizações Globo é mais um capítulo da luta de classes no Brasil.

É a luta dos detentores do poder contra aqueles que representam obstáculos para o exercício do poder, por se associar às causas do povo brasileiro.

Essa luta é dura, inglória, desgastante e, especialmente, perigosa.

O grande professor Florestan Fernandes escreveu sabiamente que “contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres”.

Não podemos transigir. Cabe a todos nós fazer uma grande campanha para denunciar a perseguição da Globo, arrecadar recursos para pagar a multa e intensificar a luta pela democratização do sistema de comunicação.

Azenha, cabe a você continuar o seu grande trabalho, porque o fechamento do blog representaria uma derrota para todos nós.

Então, vamos coletivamente enfrentar esses desafios, para que juntos possamos impor uma derrota para aqueles que mandam neste país.

Um grande abraço, Igor Felippe

16 comentários:

reginaldo disse...

é disse que estou falando vamos fazer uma vaquinha R$ 100,00 para cada um os meus já esta reservados é dizer a conta. Não vão calar a blogosfera.

CRIDAO disse...

SOU UM HOMEM SIMPLES,ZELADOR DE CONDOMINIO.SEI MUITO BEM O QUE OPRESSORES PODEM FAZER COM A GENTE.VIVO ISSO NO COTIDIANO.SOU VISCERALMENTE CONTRA O PIG.TE ACOMPANHO E JUITOS OUTROS NA INTERNET.COMPARTILHO MUITAS POSTAGENS .COMO FAZER PARA CONTRIBUIR COM O VIOMONDO.." MEXEU COM VOCE E OUTROS , MEXEU COMIGO.MEU EMAIL É...euclidessantana86@outlook.com.QUERO UM BRASIL MELHOR PRÁ NÓS.OBRIGADO SR.ALTAMIRO.

Anônimo disse...

Corroboro tudo q asseverou o Igor Felippe em seu preciso e arrojado texto.

Anônimo disse...

PARA VINGAR SUA HONRA, CAPATAZ DA COSA NOSTRA MIDIÁTICA QUER ARRANCAR 30 MIL DINHEIROS DE BLOGUEIRO SUJO

Este humilde tugúrio digital vem a público manifestar irrestrita solidariedade ao colega de trincheira Luiz Carlos Azenha. Como se sabe, a vingança é um prato que se come frio, e nosso estoque de gelo seco já é considerável. Aguente firme, bravo Azenha! Eles ganharam o primeiro assalto, mas a luta mal teve início. Por enquanto, deixe que eles comemorem essa vitória de Pirro.

Marcelo Rg disse...

Quero a conta do Azenha para dar minha contribuição ao guerreiro da informação verdadeira.Estamos contigo e vamos ajudar a pagar qualquer multa etc...força Azenha.

Giovani Junior disse...

INDICAR UMA CONTA PARA DEPOSITO AFIM DE COBRIR O VALOR DA AÇÃO...

Murilo disse...

Igor Fellipe disse tudo. Azenha, você é um dos nossos lutadores, uma pessoa que pensa num Brasil para a maioria. Não podemos prescindir de sua participação nessa batalha diária anti mídia conservadora, elitista e venal. Faço questão de colaborar com o blog. Vamos ratear essa injusta multa. É so dizer como. Força companheiro e parabéns pelo trabalho! Murilo Almeida

Pedro Sanches disse...

O Vi o Mundo é nosso n ão vai fechar não e ainda vai crescer muito mais, crie a conta para ajudarmos. E vamos processar o Juiz que é anti-democrático pois a Globo faz o que quer manipula ajuda a implantar a Ditadura, é contra os sindicatos, sonega impostos e fica por isto mesmo.

robespierre.jacobino@hotmail.com disse...

CARO AZENHA E CONCEIÇÃO,
POR FAVOR DIVULGUEM O BANCO E A CONTA DO BLOG VIOMUNDO, POIS EU IREI CONTRIBUIR E CONVERSEREI OS MEUS AMIGOS PARA FAZEREM O MESMO. POIS OS INIMIGOS DO PAIS E DO SEU POVO NÃO VÃO SE SOBRESSAIREM DIANTE DE UM ORGÃO ALTERNATIVO DE INFORMAÇÕES QUE É O CONTRA PONTO A MÁFIA MIDIATICA.

Nanda Amazonas disse...

Caros leitores deste Blog, caro Altamiro Borges:

Diante do medo do PT em enfrentar as 7 famílias monopolizadoras da mídia, sugiro que os Blogueiros de esquerda proponham a João Pedro Stédile do MST que ele aceite ser o nosso candidato a Presidente da República no 1º. Turno das eleições de 2014, diante da necessidade urgente de dispormos de uma candidatura da esquerda verdadeira, que promova a regulamentação da mídia e que atue de fato para que se concretize a integração latino-americana e caribenha.

Unknown disse...

Paz, bem e feliz Páscoa!
.
Acho que está na hora de termos
algo como a American Civil Liberties Union
para defender bloguieros,
pequenos jornais, direito à manifestação
(e.g. Marcha da Maconha) etc.
.
Para isto logo de início
seria necessário definir:
.
- Como controlar a $$$;
pois pouco ou muito
gera tentação e roubo
ou corrupção
e nunca faltará a maledicência
que só a tranparência
pode minimizar.
.
- Como escolher as causas
a serem defendidas;
por que defender o jornal XYJ
por que não defender a Blog FVZ,
pois os recursos $$$ e humanos
não serão suficientes
para todos os casos relevantes.

Anônimo disse...


... Existem situações que nos coloca diante de baitas interrogações e reflexões, daquelas acompanhadas por um peristaltismo perturbador das entranhas da alma!...
... Fosse o egrégio jornalista Luiz Carlos Azenha um neófito na profissão, a pecha de oportunista e/ou sensacionalista poderia lhe ser atribuída! Diametralmente oposto, Luiz Carlos Azenha é do naipe de um, já não mais entre nós, José Silveira, ou seja, um repórter consagrado; capacidade profissional notoriamente reconhecida, hombridade indiscutível, talento comum a poucos, enfim... E por que o texto acima expõe as vísceras de um "náufrago"? Talvez porque muitos de nós naufragamos pelos córregos do mundo, enquanto alguns "virtuosos" chafurdam nos esgotos - e de lá mandam recados: "Azenha, cálice! ['cale-se']"... E o mundo de cá cada vez mais se torna insípido, inodoro, opaco, entediante, medíocre... E o mundo de lá? Glamouroso, pedante, estúpido... Cheiroso(!?), apesar dos - somente - excrementos...
(... E de tanto esperar ser retirada da macieira, a maçã resolveu despencar ao solo sob o risco de, despedaçada, ser ignorada pelos famélicos!...)
... Com toda a humildade, creio que o texto acima escrito pelo competente, honrado e impávido jornalista brasileiro Luiz Carlos Azenha é também um libelo histórico, um documento que merece ser protocolado em todas as agências e instituições nacionais e internacionais relacionadas aos direitos humanos e à liberdade... A prova cabal de que o mundo carcomido poderá tornar-se ainda mais decrépito se - ao invés de colhermos maçãs - lavarmos as nossas mãos nos bueiros que saltam dos esgotos!...
(... A Rede Globo &$ o PIG devem ser estudados nos anais de oncologia e de teratologia!...)

Digníssimo e radicalmente democrático Luiz Carlos Azenha, o seu legado é inefável, o seu testemunho nos arrebata e nos revigora, nos espreita um amanhã que teima em ser melhor! Parabéns! Felicidades!... E até a vitória sempre!


BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao ínclito, competente, honesto e intrépido jornalista Luiz Carlos Azenha.
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


A JORNALISTA *CYNARA MENEZES CONFIRMA MARCELO TAS! NO CAMINHO, RENATO ROVAI! ENTENDA

O perfeito imbecil politicamente incorreto
Este meu texto, publicado em outubro de 2011 no site de CartaCapital, voltou a circular espontaneamente hoje na rede como reação à absurda falta de ética travestida de humor praticada pelo programa CQC, da Bandeirantes, contra o deputado federal José Genoino, do PT –que já foi julgado e condenado pelo STF e merece respeito, inclusive como ser humano. Para refletir sobre o que é liberdade de expressão e o que é simplesmente agressão ao próximo.
(...)
2. o comediante imbecil politicamente incorreto: sua visão de humor é a do bullying. Para ele não existe o humor físico de um Charles Chaplin ou Buster Keaton, ou o humor nonsense do Monty Python: o único humor possível é o que ri do próximo. Por “próximo”, leia-se pobres, negros, feios, gays, desdentados, gordos, deficientes mentais, tudo em nome da “liberdade de fazer rir.” Prega que não há limites para o humor, mas é uma falácia. O limite para este tipo de comediante é o bolso: só é admoestado pelos empregadores quando incomoda quem tem dinheiro e pode processá-los. Não é à toa que seus personagens sempre estão no ônibus ou no metrô, nunca num 4X4. Ri do office-boy e da doméstica, jamais do patrão. Iguala a classe política por baixo e não tem nenhum respeito pelas instituições: o Congresso? “Melhor seria atear fogo”. Diz-se defensor da democracia, mas adora repetir a “piada” de que sente saudades da ditadura. Sua principal característica é não ser engraçado.
*http://www.socialistamorena.com.br/o-perfeito-imbecil-politicamente-incorreto/

Vídeo sensacional: O corajoso repórter Marcelo Tas entrevista FHC
http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2013/03/28/video-sensacional-o-corajoso-reporter-marcelo-tas-entrevista-fhc/

DE NOVO, CINARA! O cidadão imbecil politicamente incorreto. Sua principal característica é não possuir ideias além das que propagam os “pensadores” e os comediantes imbecis politicamente incorretos.

… República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL… ABESTADA, indecorosa, AÉTICA, traidora, despudorada, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


… MAIS RAZÕES PARA O ‘VIOMUNDO’ PERSEVERAR, RESISTIR AOS CANALHAS E BEÓCIOS!…

###################################

Band assume, sem problema, que CQC tentou ridicularizar Genoino
O jornalista Maurício Stycer publicou em seu blog, nesta sexta-feira, a informação de que o uso de uma criança para chegar ao deputado José Genoino (PT-SP), no programa CQC, foi uma tentativa deliberada de expor o líder petista ao ridículo, com o uso de um menor, que teve sua imagem evidenciada em todo o país. O fato, afirma Stycer, causou “péssima” repercussão dentro da própria TV Bandeirantes e também na produtora Cuatro Cabezas, uma franquia argentina que promove atrações do gênero naquele e em outros países. Questionada, a emissora disse não ver problemas éticos no uso da criança ou na maneira agressiva com que os humoristas do CQC, travestidos de jornalistas, abordaram Genoino.
(…)
Na tarde de quinta-feira, enviei [jornalista Maurício Stycer] as seguintes perguntas à emissora:
1. A Band aprova o procedimento utilizado pelo “CQC” para entrevistar Genoino?
2. O uso de um ator-mirim, que mentiu ao deputado, não fere as normas éticas da emissora?
3. Como a Band vê a repercussão negativa da entrevista?
4. Por que a Band vetou, em 2012, uma entrevista com Jaqueline Roriz, na qual o CQC também mentiu para a deputada, e não vetou esta com Genoino?
A reposta foi a seguinte: “O CQC é um programa com o foco acentuado no humor, não pretende ofender o público e sim entretê-lo. Mas, como toda atração que trabalha com esse gênero, corre o risco de desagradar algumas pessoas”.

FONTE: http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/band-nao-ve-problema-etico-na-tentativa-de-ridicularizar-genoino/594496/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130330

… República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL… ABESTADA, indecorosa, AÉTICA, traidora, despudorada, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


…FAZER DO LIMÃO UMA LIMONADA!…

… A coleta de doações para pagar a punição [punição?!] imposta ao emérito brasileiro Luis Carlos Azenha é, de antemão, dever de todos e todas aqueles(as) que se consideram representados pelo competente, honrado e impávido jornalista. A dívida é de todos nós, sobretudo nós leitores e comentaristas. Assim sendo, não há nada de auxílio ao Azenha. O que podemos fazer, sim, é arrecadar os recursos e publicizar a campanha. A campanha a favor da democracia e da liberdade de expressão tornar-se-ia matéria jornalística, veiculada em muitos órgãos da imprensa nacional e internacional… Levar a denúncia à opinião pública, desmascarando esta organização(!) nefasta e golpista que responde pela alcunha de Rede ‘Roubo’ – perdão, ato falho -, Rede Globo. A hora é essa: calar o discurso falso moralista e hipócrita dos covardes (ir)responsáveis por esta emissora, mera concessionária pública, portanto submetida a premissas republicanas…

… Capa da Carta Capital, talvez um bom começo!…

Respeitosamente: quem tomará a iniciativa de produzir o documento público?…

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

FRANCO disse...

TAMBÉM QUERO CONTRIBUIR PARA QUE O BLOG NÃO SEJA FECHADO.