quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lula move ação contra jornalista do UOL

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula é um dos principais alvos das calúnias e intrigas que infestam a mídia privada e são replicadas nas redes sociais. Mas, pelo jeito, ele se cansou de tanta patifaria. Nesta segunda-feira (19), a sua assessoria jurídica ingressou com uma interpelação criminal contra o jornalista Leandro Mazzini, que publicou em sua “Coluna Esplanada”, no UOL – do mesmo império midiático que edita a Folha –, a falsa e macabra notícia sobre um câncer no pâncreas do líder petista. A ação judicial foi protocolada no Fórum Criminal de São Paulo com base no artigo 144 do Código Penal. Ela visa obter esclarecimentos e serve como medida preparatória para uma eventual ação penal contra o jornalista e o próprio site.

A matéria mentirosa foi postada em 4 de janeiro. O serviçal da famiglia Frias escreveu, de forma leviana, que o ex-presidente fora “acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no inicio de 2014” e que “fez um tratamento sigiloso”. “Ele passou a visitar esporadicamente o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, entrando de carro pela garagem privativa do corpo clínico para evitar boataria”. Ainda segundo o texto, “o quadro de saúde impediu Lula de intensificar a agenda de campanha junto à presidente Dilma Rousseff, embora tenha feito visitas a algumas capitais, mas sempre sob orientação e cuidados médicos”.

Na ocasião, a assessoria de imprensa do Instituto Lula divulgou uma nota rechaçando a intriga:

*****

Nota em resposta ao boato de volta do câncer de Lula

04/01/2015

O texto "Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer" de Leandro Mazzini, em seu blog "Esplanada", é uma mentira, uma peça de ficção. Os resultados dos exames realizados pelos médicos de Lula no último dia 15 de novembro não indicam nenhum tumor ou qualquer outra doença. Lamentamos a divulgação de boatos infundados sobre a saúde do ex-presidente.


*****

No mesmo dia, os médicos que acompanham o líder petista também divulgaram uma “nota de esclarecimento”:

*****

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem realizado periodicamente no Hospital Sírio-Libanês avaliações clínicas rotineiras. Sua ultima avaliação ocorreu no dia 15 de novembro, conforme boletim médico abaixo divulgado na data.

Boletim Médico - Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Hospital Sírio-Libanês neste sábado (15/11) para a realização de avaliação oncológica rotineira. Foram realizados exames físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT, e nasofibrolaringoscopia. Todos os exames apresentaram resultados normais. As equipes médicas que o acompanharam foram coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão

Superintendente Técnico Hospitalar Diretor Clínico


*****

Apesar do desmentido, o jornalista do UOL manteve suas especulações. Segundo o Portal Imprensa, sempre tão dócil com a mídia privada, “Mazzini sustenta as informações publicadas... Ele afirma ter confirmado a notícia com pelo menos quatro fontes, que pediram anonimato: um médico do Sírio Libanês, que não compõe a equipe que cuida de Lula; um diretor do PT; um assessor especial do Palácio do Planalto; e um parlamentar amigo do ex-presidente. Nesta quarta-feira (21) o jornalista trouxe novas informações sobre o caso. Ele publicou que o famoso médium João de Deus, fundador da Casa Dom Ignácio, em Abadiânia (GO), foi procurado por Lula para curá-lo da reincidência do câncer”.

Agora, porém, Leandro Mazzini terá que comprovar suas informações e não terá como esconder “as fontes que pediram anonimato” – a velha técnica utilizada para caluniar e fazer intrigas com objetivos sinistros. Caso contrário, ele será penalizado pela Justiça. Uma reportagem produzida pela jornalista Conceição Lemes, no blog Viomundo, pode servir como importante peça para desmascarar a falsa notícia publicada no UOL (leia aqui) e para comprovar o “desrespeito, má-fé, crueldade e desumanidade com o ex-presidente; uma canalhice sem tamanho”.

*****

Leia também:






1 comentários:

Anônimo disse...

Depois de tudo que esse cara fez pelo Brasil, tirando milhares de famílias da miséria, a imprensa racista ainda tem a covardia de ficar atacando ele?