quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cunha solto. Mídia e panelas em silêncio!

Por Paulo Pimenta, no site Vermelho:

Nesta quarta-feira (12) fez exatamente um mês que a Câmara dos Deputados cassou o mandato de Eduardo Cunha (PMDB), o herói dos “coxinhas” e auxiliar direto de Michel Temer. Acusado de possuir milhões em contas na Suíça, ter recebido propina da construção de navios-sonda na Petrobras, propinas nas obras do Porto Maravilha (RJ), ter chantageado o Grupo Schahin e ter recebido R$45 milhões para alterar uma Medida Provisória, Cunha deflagrou o processo de impeachment contra Dilma Rousseff como última tentativa de tentar se salvar.

Em um dos casos, a Procuradoria-Geral da República chegou a pedir de Cunha a devolução de R$300 milhões aos cofres públicos como ressarcimento pelos esquemas de corrupção.

Mesmo diante de tantas acusações, escândalos e utilização do cargo de Presidente da Câmara para fins pessoais, o Supremo Tribunal Federal (STF) lavou as mãos e só decidiu pelo seu afastamento no dia 5 de maio, depois da fatídica sessão do dia 17 de abril, a sessão do golpe.

Por outro lado, mesmo em meio a tantas manobras e recursos para evitar sua cassação, a Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro cassou o mandato de Cunha.

Sem foro privilegiado, a expectativa era de que Cunha não escaparia das mãos da Justiça, que se autoproclama a salvadora da pátria nestes tempos estranhos em que vivemos. Mas não foi o que aconteceu! Cunha vai bem, obrigado. Chega a ser até curioso, em vez de tormento, a cassação do seu mandato, somada ao “não vem ao caso da Justiça”, tem lhe rendido tranquilidade. Os milhões continuam na Suíça, e, como se fosse um célebre escritor, está confinado preparando seu best-seller. E as panelas em silêncio diante de tantas provas, mas vibrando a qualquer factoide midiático ou “convicção” contra o Partido dos Trabalhadores, contra Lula, etc.

Chegamos a acreditar que algo aconteceria com Eduardo Cunha. Talvez, por algum lapso, é possível que tenhamos nos esquecido de quanto o Sistema de Justiça no Brasil é seletivo, assim como a mídia.

O combate à corrupção no país é recortado por um traço ideológico. Que digam Aécios, Serras, Cunhas e Jucás¸ esse último o pai do “acordão nacional” para tirar a Dilma, botar o Michel Temer e “estancar a sangria”. Quem não lembra?

O tempo mostra que Romero Jucá sabia muito bem o que dizia. De fato, o governo Temer conseguiu “estancar a sangria” e proteger os corruptos. Esse foi o acordo: o golpe em troca da impunidade de Cunha e de muitos do PMDB e do PSDB.

* Paulo Pimenta é jornalista e deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.

2 comentários:

Sebastião Candido disse...

Caro amigo jornalista não se espanta com o silêncio,é exatamente isto que a maioria do povo brasileiro queria. O resultado das últimas eleições deixou bem claro.
A máxima:. Cada povo tem o governo que merece é verdadeira.
Grande parte do povo brasileiro te vocação para escravatura.
A classe pobre brasileira nunca tinha chegado a lugar nenhum. Melhorou um pouquinho, e já pensou que tinha ficado rica.
MICHEL TEMER veio para colocar o pobre no lugar dele...

Anônimo disse...

Que nada! Agora é que vamos poder usar, à vontade, roupas Oscar de la Renta, Ralph Lauren, Miou-Miou, etc, e relógios suiços legítimos, com o novo prefeito de São Paulo! Qualquer morador de Paraisópolis vai poder entrar numa loja Armani, sem titubear...