quinta-feira, 23 de março de 2017

Seminário debate desafios da comunicação

Da Rede Brasil Atual:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realiza nesta sexta-feira (24) um seminário para discutir os desafios das mídias alternativas, progressistas, comunitárias e populares em meio à reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer. Segundo a jornalista e integrante da executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) Renata Mielli, o objetivo do encontro é discutir como criar uma comunicação que dialogue com a população para enfrentar o senso comum construído pela mídia tradicional.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, hoje (22), a ativista diz que os movimentos sociais e sindicais já debatem com a população o tema da reforma da Previdência, mas a movimentação ainda é pequena. "A grande massa da população não tem acesso à informação. Os grandes meios de comunicação, que são concessões públicas, não cumprem seu papel social de levar informação plural sobre a reforma da Previdência. Eles estão sendo garotos propaganda da reforma, que interessa ao governo que eles ajudaram a colocar no Planalto", afirma.

O seminário será dividido em duas partes. A primeira, com início às 14h, discutirá "Os impactos econômicos e sociais da reforma da Previdência". O debate ficará a cargo de Eduardo Fagnani, professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rodolfo Viana, economista do Dieese.

Às 16h, o seminário abordará "Os desafios da comunicação - como falar aos trabalhadores e à sociedade". Participam o coordenador da Agência Sindical, João Franzin, e as jornalistas Ana Flavia Marx e Laura Capriglione.

O Barão de Itararé fica na Rua Rego Freitas, 454, 1º andar, conjunto 13, na região central de São Paulo.

Ouça áudio sobre o seminário, em reportagem da Rádio Brasil Atual [aqui].

0 comentários: