quinta-feira, 23 de março de 2017

Terceirização: Estão brincando com fogo

Por Pedro Breier, no blog Cafezinho:

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que permite a terceirização para todas as atividades de uma empresa.

A terceirização em si é uma aberração. Serve apenas para aumentar o lucro do empresário às custas da perda da dignidade, do sofrimento e da morte do trabalhador.

Entre 2010 e 2013, nas 10 maiores operações de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão, quase 3.000 dos 3.553 casos envolviam terceirizados. No caso de óbitos durante o serviço no setor elétrico, em 2013 perderam a vida 61 terceirizados, contra 18 empregados diretos. Na construção de edifícios, foram 75 falecimentos de terceirizados num total de 135 mortes. Nas obras de acabamento, os terceirizados foram 18 do total de 20 óbitos, nas de terraplanagem, 18 entre 19 casos e nos serviços especializados, 30 dos 34 casos detectados (fonte: Dieese).

Os casos de encerramento de empresas de mão-de-obra que dão calote nos trabalhadores são incontáveis. Vai explodir o número de trabalhadores mal pagos, com salários atrasados e que não recebem nem as verbas rescisórias quando a empresa some.

Permitir a terceirização inclusive para a atividade principal das empresas é um ataque sem precedentes à imensa massa de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

O Brasil já é um dos 10 países mais desiguais do mundo. A terceirização irrestrita, ao aumentar a “competitividade” (eufemismo para lucro) das empresas às custas do salário e da dignidade dos trabalhadores, vai acentuar este desastre.

Vamos fazer uma continha simples. Condições degradantes de trabalho + salário baixo + calotes + aposentadoria aos 65 anos + desigualdade extrema. O resultado só pode ser um: revolta.

Parece que o consórcio que deu o golpe no Brasil quer testar os limites da paciência da população. Rodrigo Maia é a nossa Maria Antonieta.

Greve geral já.

0 comentários: