domingo, 8 de abril de 2018

Moro envergonha o Brasil aos olhos do mundo

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Hoje o juiz de primeira instância Sérgio Moro conseguiu realizar o que seus patrocinadores na mídia comercial perseguiam há tempos: prender o maior líder político do Brasil. Lula se entregou e agora é mais um petista nas masmorras de Curitiba, a cereja do bolo, o grande prêmio da caça à esquerda travestida de luta contra a corrupção.

O mundo inteiro olha no que a Lava-Jato e o golpe contra uma presidenta eleita transformaram nosso país em poucos anos. De nação emergente, viramos uma república de bananas governada por um presidente ilegítimo, onde líderes opositores são encarcerados para que não disputem eleição. Um país mergulhado na ignorância do conservadorismo que censura até exposições de arte, que assassina líderes de movimentos sociais e entrega suas empresas públicas a preço de banana a estatais estrangeiras. Com Lula no poder, viramos protagonistas; com Lula preso, viramos o cocô do cavalo do bandido.

As cenas que assistimos hoje provocaram dor, raiva, tristeza e vergonha nos brasileiros. Pesou em cada um de nós a impotência diante da injustiça. Mas quem envergonha o Brasil diante do mundo? Lula, por ser um político que continua amado por milhões de brasileiros conscientes que percebem a tremenda perseguição de que é vítima? Que continua a ser admirado por milhões de brasileiros que sabem o que ele fez por suas vidas e pelas vidas de quem mais necessitava?

Não, Lula não nos envergonha. Os jornalistas estrangeiros melhor informados sobre o que está acontecendo em nosso país perceberam e noticiaram, ao contrário da mídia medíocre que temos, as inúmeras falhas do processo do juiz Sérgio Moro contra Lula, a falta de provas, a absurda ausência de conexão entre o tríplex e ações do presidente que beneficiassem a OAS, o que seria considerado crime.

A mídia internacional viu a pressa do TRF-4 em julgá-lo, passando por cima de dezenas de outros processos. Acompanhou a abjeta pressão da Rede Globo sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal em editoriais pedindo a cabeça de Lula. Entendeu a chantagem sobre a nação feita por generais admiradores da ditadura em troca da prisão do ex-presidente.

Não, não é Lula quem nos envergonha. O mundo inteiro viu, nas imagens da TVT, milhares de pessoas cercando um político prestes a ir para a prisão. Quem em sã consciência, lá fora, iria achar que o juiz que condenou este homem, o presidente brasileiro mais conhecido internacionalmente na história, está certo e toda aquela gente, errada? No mínimo dirão que alguma coisa muito estranha está acontecendo naquele país outrora tão promissor.

Amanhã, quando Sérgio Moro olhar nos olhos de Lula, terá diante de si um senhor com os cabelos brancos já rareando no topo da cabeça, um senhor digno e muito amado, que tudo que fez nos últimos 40 anos foi se dedicar ao Brasil e aos brasileiros. Um homem inocente, preso injustamente, condenado por razões políticas. Ser o responsável por uma brutalidade dessas, isso sim é motivo de vergonha.

1 comentários:

Anônimo disse...

Em 1964 o ex Presidente Jango Goulart foi traido pelo seu amigo e comandante do segundo exercito Gel Amary Kruell.A FIESP E ELITES PAGARAM SEIS MILHOES DE DOLARES ao GEL.Este ato de propina e documentado em cartorio pelo Cel Erimar que foi destemunha do fato.Temos que ivestigar quanto foi a PROPINA DO JUIZECO MORO e SUA CORJA GOLPISTA.O service esta terminado e o ex presidente Lula esta na prisao.Ogolpe para o PSDB e sua alcatei de ladroes voltem ao poder esta terminado gritou um dos lideres o canalha MAINARDE.Vamos apurar e condenar a morte estes vendilhoes da patria.