sábado, 14 de julho de 2018

Lula é absolvido e lidera em pesquisa tucana

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A semana começou bem e mal, simultaneamente, para Lula. No domingo, ganhou habeas corpus, perdeu, ganhou, perdeu, ganhou de novo e, por fim, perdeu. Mas a mesma semana termina bem para ele. Além de ter sido absolvido, mostrando que só é condenado quando o juiz é Sergio Moro, DISPAROU em pesquisa eleitoral feita por apoiadores do PSDB.

Após imbróglio jurídico que quase culminou em sua soltura no último domingo, o ex-presidente Lula viu o nível de apoio à sua candidatura atingir o maior patamar em um mês. Segundo pesquisa feita pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre 9 e 11 de julho, a oitava por encomenda da XP Investimentos, ele tem 30% das intenções de voto na simulação de primeiro turno que considera sua candidatura.

Lula teve uma oscilação positiva de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento da semana anterior, ficando com 30%. Logo atrás aparece Jair Bolsonaro (PSL), com 20%, Marina Silva (Rede) com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) com 7% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 15%.

Mas a melhor notícia para Lula nem é essa, já que o ex-presidente subir em pesquisas virou rotina. A grande notícia é a absolvição do ex-presidente em um processo em que os golpistas apostavam alto, a denúncia de que o ex-presidente teria tentado “obstruir a Justiça” mandando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.

Numa sentença em que aponta falta de provas e delações sem credibilidade, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, absolveu nesta quinta (12) o ex-presidente Lula e mais seis réus da acusação de atuar para obstruir investigações. É a primeira vez em que Lula é isentado numa ação penal relacionada à Lava Jato.

E esse é o fato significativo: Lula nunca foi isentado na Lava Jato, tudo que foi denunciado contra ele virou processo por conta do juiz Sergio Moro, que persegue o ex-presidente. O simbolismo dessa absolvição é gigantesco porque mostra que, quando o juiz não é Moro, Lula vence.

Conforme o tempo avança, o fortalecimento político de Lula vai criando uma situação de insustentabilidade para tentarem manterem-no preso por muito tempo. Não se sabe se será possível libertá-lo antes da eleição – já que ele foi preso justamente para ser tirado do processo eleitoral –, mas sua libertação é questão de tempo

Seja como for, muitos analistas que consideram que Lula é ainda mais forte preso do que solto. Quem diz isso, por exemplo, é Elio Gaspari, colunista da Folha de São Paulo, para quem “O Judiciário está derretendo e, na confusão, a cadeia de Curitiba tornou-se um lugar seguro para ‘nosso guia’”, forma como o colunista chama Lula.

Por quê? Segundo Gaspari, enquanto Lula “Estiver preso, os outros terão a liberdade de fazer besteiras, da greve dos caminhoneiros ao prende-solta dos magistrados. Guardadas as proporções e ressalvados os aspectos legais, a carceragem da Polícia Federal está para Lula assim como a solidão de São Borja esteve para Getúlio Vargas em 1950”, quando voltou ao poder “nos braços do povo”.

Antipetista, o colunista da Folha diz que o ex-presidente “firmou-se no papel de vítima e esse é o que melhor desempenha”. Ou seja, acha que com Lula preso, ele se torna mais forte porque todas as ações da Justiça, com sua parcialidade exacerbada, corroboram para a tese de que o ex-presidente é alvo de uma conspiração.

Como eu sempre digo, a verdade é uma força da natureza como o vento ou a chuva. Não dá para mantê-la eternamente sepultada. E a verdade sobre Lula e sobre o golpe está aparecendo. Vai explodir em pleno processo eleitoral. Basta os golpistas esperarem. A vez de pagarem por seus crimes está chegando.

Assista a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: