quarta-feira, 3 de abril de 2019

Regina Duarte deu calote em Ilhabela (SP)

Por Altamiro Borges

A atriz Regina Duarte, que se projetou na TV Globo como “a namoradinha do Brasil” e que hoje exerce o papel de “a matriarca dos bolsominions” – segundo a hilária definição de Kiko Nogueira, editor do blog Diário do Centro do Mundo –, está enrolada novamente na Justiça. Ela adora subir em árvores e pegar em vassouras para berrar contra a corrupção, mas parece que não passa de mais uma moralista sem moral. Vale conferir a notinha irônica postada na revista Veja nesta sexta-feira (29):

*****

Regina Duarte em guerra com a Justiça
Regina Duarte: processada duas vezes por IPTU atrasado

Por João Batista Jr.

Durante anos Regina Duarte teve como refúgio uma casa em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. O imóvel, com vista para o mar, lhe rendeu certo desprazer. No fim de 2017, a prefeitura da cidade processou a atriz por atraso no pagamento do IPTU. Total da fatura: 70 079,02 reais. Regina já havia sido processada pela mesma razão em 2014, mas o valor era menor: 8 879,01 reais. Procurada, a atriz informa que se desfez da casa em 2015 e que ela não está mais em seu nome. Ex-namoradinha do Brasil das novelas, Regina tem chamado atenção por suas posições políticas. Mas é preciso esclarecer: os casos de calote do ­IPTU não tramitavam no Supremo Tribunal Federal, instituição cuja extinção foi reivindicada pela atriz recentemente.


*****

Na onda fascistizante que devastou o país nos últimos anos, a atriz global virou musa da extrema-direita nativa. De apoiadora “medrosa” do “ético” José Serra em 2010, ela tirou a máscara e reforçou a cavalgada golpista contra Dilma Rousseff, que alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer. Na sequência, ela abandonou os tucanos e passou a bajular o fascistoide Jair Bolsonaro. Esse percurso reacionário não ocorreu apenas por motivações políticas. Regina Duarte é hoje uma pecuarista e age como jagunça na defesa dos seus interesses de classe. Reproduzo abaixo um artigo postado em agosto de 2012:

*****

Regina Duarte tem medo de índio
Por Altamiro Borges

Segundo o Centro de Estudos Ambientais, Regina Duarte é proprietária de terras em áreas pertencentes a comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai. A região tem se destacado pelo aumento dos conflitos entre ricos pecuaristas e os índios Guarani Kaiowá e Guarani Ñhandeva, que vivem em barracos de lona nas estradas e lutam para reconquistar as suas terras. Nos últimos anos, 245 índios foram mortos em confrontos com fazendeiros, ou vítimas da polícia e do tráfico.

“Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas e participa de comícios contra as demarcações em todo Brasil. No Mato Grosso do Sul, ela é a ‘garota propaganda’ em campanhas contra os indígenas”, relata o blog União Campo, Cidade e Floresta. O jornalista Leonardo Sakamoto já havia feito a mesma denúncia em seu blog no UOL em maio de 2009. Reproduzo alguns trechos:

***

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

“Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…

(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presente nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).

0 comentários: