quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Nem o Financial Times aguenta Bolsonaro

Por César Locatelli

Reconhecidamente conservador e defensor das políticas econômicas que estão conduzindo a extrema direita ao poder mundo afora, o jornal inglês, Financial Times, publicou um editorial para afirmar que Bolsonaro não é somente incapaz de gerir a pandemia, mas igualmente incapaz de administrar a economia.

O jornal inglês, porta-voz dos interesses financeiros mundiais, não admite, entretanto, que a horrível gestão econômica desse governo começou na sua posse. Sua justificativa para admitir a incapacidade de Bolsonaro de conduzir a economia é centrada na medida eleitoreira de aliviar o sofrimento daqueles no piso da renda no país, o que comprometeria as já abaladas finanças públicas, no entender do jornal.

Nada diz sobre a ausência de investimento público e políticas de incentivo ao investimento e à produção privada, largamente realizados em países como os EUA, para tirar o país do atoleiro. Aproveita, entretanto, para criticar a gestão petista sem nada dizer sobre o crescimento, sobre diminuição da relação entre a dívida pública e o PIB, a acumulação de mais de 370 bilhões em reservas internacionais, a diminuição da desigualdade, do desemprego e da fome nesse período.

Tampouco rememora a crise política fabricada e a decisão das elites econômicas e políticas de impedir a presidenta eleita de governar. A inflação e o orçamento público são as preocupações únicas do jornal. Um país subserviente, atrasado e dividido atende melhor aos interesses dos grupos financeiros e, por consequência, de seus arautos.

Segue a íntegra do editorial - https://bit.ly/3pXSg59

0 comentários: