terça-feira, 19 de julho de 2022

Reagir as falas golpistas de Bolsonaro


O Instituto Vladimir Herzog vem a público para repudiar veementemente, mais uma vez, os ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao regime democrático brasileiro.

Ao reunir embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para repetir teorias conspiratórias absolutamente delirantes sobre as urnas eletrônicas, atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e promover novas ameaças de golpe ao Estado democrático de direito, Bolsonaro comete incontestáveis crimes de responsabilidade, que precisam ser devidamente punidos com base nas regras estabelecidas pela Constituição.

O sistema eleitoral brasileiro, inclusive as urnas eletrônicas – utilizadas no país há quase três décadas –, é um dos mais corretos, transparentes e seguros de todo o mundo. Jair Bolsonaro sabe disso, tanto que foi eleito por meio dele inúmeras vezes, sem nunca ter contestado sua legitimidade.

Os ataques de agora são, na verdade, um movimento desesperado para evitar uma derrota que parece cada vez mais inevitável nas eleições de outubro e uma tentativa de desgastar as estruturas do regime democrático brasileiro, pelo qual, inclusive, Bolsonaro sempre demonstrou desprezo e rejeição.

Mais do que nunca, cabe a nós, organizações da sociedade civil, cidadãos preocupados com o futuro do país, representantes dos poderes legislativo e judiciário, e toda a comunidade internacional agir de forma contundente e frear os anseios autoritários deste grupo que atualmente está no poder.

As falas de Bolsonaro afrontam o regime democrático brasileiro, mas também representam um ataque à democracia de forma global, e por isso entendemos ser fundamental que haja reações em todo o mundo.

É preciso evitar que os movimentos golpistas do presidente, que arruinou o país ao longo dos últimos quatro anos, comprometam, ainda mais, a maior conquista recente do povo brasileiro: o direito de votar e escolher os seus governantes de forma livre e independente.

0 comentários: