terça-feira, 19 de maio de 2015

Lançamento da rede "Jornalistas Livres"


Da página dos Jornalistas Livres:

No próximo domingo, 24/5, uma festa-show celebra o nascimento da rede Jornalistas Livres, que soma diversos coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, empenhados em praticar um jornalismo que ajude a enfrentar a escalada da narrativa de ódio e o permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil.

A rede Jornalistas Livres atua sobre os pilares que sustentam o Jornalismo: história de pessoas, denúncia de abusos aos direitos humanos, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, agendamento de debates, pluralidade de fontes, contextualização dos temas abordados, democratização da informação. O objetivo é ajudar na busca por um país mais justo.
 
Será uma festa-show com teatro, circo, samba, música brasileira, funk, pop e hip hop, prestigiada por representantes da cultura brasileira comprometidos com os ideais de um país mais justo e fraterno. A entrada é gratuita.

Jornalistas Livres
A ideia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que se indignam com a naturalização do genocídio da população negra, pobre e periférica; com as humilhações e assassinatos a que são submetidos membros da comunidade LGBT; com a negação da existência de índios e quilombolas; com a desigualdade; com as injustiças; com as tentativas dos setores mais atrasados do país de suprimir direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores e pelas camadas mais vulneráveis da população. O desafio é constituir uma imprensa independente, inclusiva, crítica, pluralista de verdade, desafiadora dos clichês e preconceitos.

Quem somos? Conheça o manifesto dos Jornalistas Livres – http://bit.ly/1ebWNZw

Lançamento

A festa do nascimento da Rede Jornalistas Livres será, por isso, também a festa de lançamento de uma campanha de financiamento coletivo. Será uma festa gratuita, com shows, saraus, intervenções, em que celebraremos a união de comunicadores, artistas, intelectuais e movimentos sociais pela construção de uma mídia independente forte e competente. Para a rede Jornalistas Livres, juntos, compartilhando e somando, se pode chegar mais longe, atingir públicos mais amplos, para assim construir um país mais justo, feliz e fraterno.

Artistas confirmados para se apresentar até o momento:

Flora Matos, Rico Dalasan, Tássia Reis, Akiles (Projeto Nave), Slim Rimografia, Fola Kemi, Vj Suave, Yvison Pessoa (Quinteto Branco e Preto), VJ Suave, Sandro Borelli (Dança Contemporânea),

Movimentos e personalidades confirmadas até o momento:

Jean Wyllys, Guilherme Boulos - MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Eduardo Suplicy, MST (Movimento dos Sem Terra), Jandira Feghali, Bebel Noronha - Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) Levante Popular da Juventude, Liga do Funk, Nação Hip Hop, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), UJS (União da Juventude Socialista), Intervozes, Barão de Itararé, Associação Brasileira LGBT, Periferia em Movimento, Comissão Guarani Yvyrupa — CGY, FNDC (Fórum Nacional Pelo Direito à Comunicação).

A entrada é gratuita.

Serviço:

Lançamento da rede Jornalistas Livres

Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281, Anhangabaú
Quando: Domingo, 24 de maio de 2015, das 15h às 23h30

SITE: https://medium.com/jornalistas-livres

FACEBOOK: https://www.facebook.com/jornalistaslivres?fref=ts
EVENTO DE LANÇAMENTO: https://www.facebook.com/events/106089503058660/

TWITTER: @j_livres

Contatos com a imprensa e credenciamento

Katia Passos

(11) 94118.8708

katia.passos@gmail.com

0 comentários: