quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Leitores confirmam: Folha é de direita!

Por Altamiro Borges

A Folha tucana divulgou nesta quarta-feira (14) mais uma daquelas pesquisas feitas sob encomenda ao instituto da própria famiglia Frias - o Datafolha, que alguns já apelidaram de "Datafalha" ou de "DataSerra". O objetivo da enquete, bastante óbvio, é desgastar o governo Dilma num momento de dificuldades em várias terrenos. Segundo a pesquisa, destacada pelo jornal, "61% dos leitores querem renúncia de Dilma". O levantamento, porém, traz outro dado interessante que ficou meio ofuscado; a maioria dos leitores considera que a Folha é um jornal de "centro-direita" e de "direita" - o que indica que até os "midiotas" tem os seus momentos de lucidez e sinceridade.

O Datafolha ouviu 733 leitores da própria Folha nos dias 18 e 19 de setembro e 2 e 3 deste mês - em pleno auge da crise política alimentada pelos golpistas da mídia e da oposição conservadora. "A renúncia da presidente é defendida por 61%. Na pergunta sobre impeachment, um grupo menor, de 51%, se mostrou favorável ante 66% do eleitorado total no último levantamento nacional do instituto, em agosto. Mesmo assim, só 37% acham que Dilma vai ser de fato afastada. Para 57% ela continua onde está. Para 77% dos leitores, o governo Dilma é ruim ou péssimo. É uma taxa parecida com a do eleitorado em geral, que marcou 71% de reprovação".

A própria pesquisa revela que 60% dos leitores da Folha não têm partido de preferência, "mas 59% votaram em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial de 2014". Manipulados diariamente pelo jornal, apenas 22% dos eleitores disseram ter votado em Dilma - que diferente do resultado final do pleito de outubro, que garantiu democraticamente a reeleição da presidenta. O mais revelador, porém, surge na sequência: "Politicamente, o maior grupo de leitores (30%) posicionou a Folha como uma publicação de centro-direita. Para 26%, ela é de centro. Outros 22% o identificam como de direita. O jornal é visto como de centro-esquerda por 12%. E de esquerda por 5%".

O rabo preso da Folha ficou exposto!

*****

Leia também:



1 comentários:

Anônimo disse...

Quem pode suportar uma campanha dessas da Folha+ Globo até 2018 ?