sábado, 27 de abril de 2019

Lula, o retorno do gigante

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No último dia da penúltima semana de abril de 2019, após sete meses de censura, Lula conseguiu fazer o que sempre fez até os 72 anos de idade, antes de ser injustamente encarcerado: pôde falar, argumentar, defender ideias – agora, sobre a própria inocência. A voz de Lula, sua indignação e seu propósito inquebrantável de defender seu povo, estão de volta

El País e Folha de São Paulo lutaram na Justiça ao lado de Lula para que ele pudesse dar a sua versão dos fatos à sociedade. Por isso, merecem respeito.

Enfrentaram a covardia dos setores do Judiciário, do Ministério Público e da mídia que recorreram à censura por medo do que o ex-presidente pudesse dizer ao seu povo. Por isso, os vídeos que os dois jornais estão divulgando devem ser assistidos nas redes deles. Porém, o Blog da Cidadania fará uma locução com imagens do retorno do gigante Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula chega à sala de reunião sorridente, escoltado por um policial bolsomínion escolhido a dedo para o prazer dos covardes que tentaram censurar o ex-presidente.











Cumprimenta os jornalistas que irão entrevistá-lo:







- Bom dia, tudo bem?

- Presidente, tudo bem?

- Não tão bem como vocês, mas estou indo…

[sorrisos]

Após sete meses de disputa judicial, Folha de São Paulo e El País entrevistam o ex-presidente Lula




A jornalista Mônica Bergamo pergunta a Lula o que lhe passou pela cabeça quando ele estava sendo preso, em abril do ano passado.

Lula responde:

- Eu tomei, como decisão, Mônica, que o meu lugar é aqui.

- lula 9, lula 10 e lula 11, lula 12

- Eu tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, desmascarar o Dallagnol e a sua turma […] que eu ficarei preso 100 anos, mas eu não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade. Eu quero provar a farsa montada.

A jornalista Monica Bergamo pondera com o ex-presidente Lula:

- o senhor já pensou que o senhor pode ficar aqui para sempre?

E Lula:

- Não tem problema. Eu tenho certeza que eu durmo todo dia com a minha consciência tranquila […] e tenho certeza que o Dallagnol não dorme e que o Moro não dorme. Eles sabem que eles têm aqui um pernambucano teimoso. […] Eu quero sair daqui com a cabeça erguida




O gigante Lula só fraqueja ao ser perguntado sobre a morte do neto.





- Eu, às vezes, penso que seria tão mais fácil que eu tivesse morrido… Já vivi 73 anos, poderia morrer e deixar meu neto viver.

O editor do Blog da Cidadania tentou continuar assistindo, mas precisou de uma pausa porque acompanha a trajetória de Lula desde 1989 e nunca se decepcionou. Seu governo ergueu o povo mais humilde, deu dignidade a negros, nordestinos, aos desvalidos que só a partir de seu governo puderam começar a sonhar.

Tiraram a esposa desse homem (Dona Marisa não aguentou a pressão dos fascistas), tiraram os bens, tiraram a liberdade, tiraram a vida de seu irmão (outro que não suportou a pressão), tiraram sua liberdade… Não se pode dizer que tiraram a vida de seu neto, mas não se pode dizer que mais esse desastre nada tenha que ver com a guerra dos fascistas contra o ex-presidente.

Mas o gigante está de volta. Sua voz, suas palavras e a lembrança de uma década inteira em que os brasileiros puderam viver de verdade, quando ele governou, estremeceram o chão sob os pés dos fascistas. O Brasil irá recuperar a democracia e Lula será redimido, haverá Justiça. Cedo ou tarde, de uma forma ou de outra. Quem viver, verá.

Confira a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: