sábado, 8 de novembro de 2014

Mainardi, o “bovino”, será punido?

Por Altamiro Borges

Diogo Mainardi, o “bovino” da GloboNews que ruminou preconceito contra os nordestinos após a vitória de Dilma Rousseff, poderá deixar o seu “autoexílio” em Veneza para prestar esclarecimentos à Justiça no Brasil. Nesta quinta-feira (6), seis deputados federais apresentaram denúncia à Procuradoria Geral da República contra o “calunista” global, argumentando que seus comentários fascistas no programa Manhattan Connection incitaram ódio e racismo. Irritado com o resultado da eleição presidencial, Mainardi rotulou os eleitores do Nordeste de “bovinos”, “atrasados” e “subalternos”. Diante das reações, o bravateiro até pediu desculpas, mas não convenceu ninguém. Agora, ele poderá ser acionado pela Justiça.

De acordo com a representação dos deputados, assinada por Luciana Santos (PCdoB-PE), Henrique Fontana (PT-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF), Pedro Eugênio (PT-PE) e Luiz Couto (PT-PB), a atitude do serviçal da Rede Globo “incita posições discriminatórias e racistas na sociedade”. Ainda segundo o texto encaminhado ao PGR, os comentários preconceituosos ruminados em 26 de outubro, no dia do segundo turno, motivaram ataques contra os nordestinos nas redes sociais e em manifestações de rua. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) registrou mais de 90 denúncias de racismo no período. Alguns atos de violência contra eleitores de Dilma também podem ser debitados na conta de Mainardi.

Temendo represálias, o comentarista da GloboNews até pediu perdão ao jogador Hulk, da seleção brasileira, que o acusou de preconceituoso na internet. “Peço desculpas ao Hulk e a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do País, em especial o Norte e o Nordeste”, afirmou no programa Manhattan Connection do último domingo (2). Mas parece que ninguém topou a sua falsa desculpa. “Este tipo de comentário ajuda a disseminar atitudes discriminatórias. Por isso, achamos importante a investigação e a punição. Preconceito é crime e não pode ser confundido com liberdade de imprensa”, argumenta a deputada pernambucana Luciana Santos.

Pela representação dos deputados, o “jornalista” deverá ser investigado “pela prática do crime de racismo, agravado por ser cometido através de meio de comunicação social, tipificado no art. 20, §2º da Lei 7.716/1989”. Os parlamentares requerem ainda a responsabilização solidária da Globo Comunicação e Participações por dano moral coletivo, por instrumentalizar a ofensa à sociedade e ao convívio social; além da retratação pública do canal Globonews e a veiculação em sua programação de mensagens sobre igualdade regional, o povo nordestino e o nordeste. Os procuradores Aurélio Rios e Peterson de Paula receberam o documento e se comprometeram a tomar as medidas cabíveis. A conferir!

*****

Leia também:









5 comentários:

Mello disse...

Esse babaca e os colegas do "Babaca Connection" são reincidentes. Ele coleciona processos.

Outro babaca chamou as esposas dos governantes muçulmanos do Oriente Médio de "piranhas".
Já passou da hora de enfrentarem as barras dos tribunais.

Babaquice é tolerada, mas por não surtir efeito, ela vem sempre acompanhada de ofensas.

Anônimo disse...

Manhattan Connection? Não seria "Mãe rata com néscios"? Ôh programa ridículo.

Emilson disse...

A OAB deveria processar Diogo Mainardi na Itália, foi de lá que ele soltou as agressões. Se o processo for ajuizado no Brasil, não vai dar em nada. Esse tipo de "calunista" tem que tomar uma lição e saber que não pode vomitar tudo que pensa. Lembram de Paulo Francis? Foi processado nos Estados Unidos, se borrou de medo de ser condenado, e partiu antes da sentença.

Anônimo disse...

Vamos acompanhar!!!!

Anônimo disse...

Ele e pau mandado da globo.